Consumo consciente: já pensou em comprar mais produtos locais?

consumo consciente

Ir ao mercado e comprar tudo o que você precisa em um só lugar tem suas vantagens. Afinal, as pessoas estão com menos tempo livre. Então a praticidade acaba vindo em primeiro lugar. Mas é importante não deixarmos de lado o que mais nos faz bem por causa de uma vida corrida! Bons hábitos resultam em diversas consequências positivas! E é melhor ainda quando essas consequências atingem bastante gente, não acha? Em nossos blogs já falamos muitas vezes sobre a importância do consumo consciente e ele é um ótimo exemplo disso.

O consumo e a produção consciente envolvem vários aspectos de nossas vidas: ambientais, sociais e econômicos. E comprar produtos da sua região contribui muito para tudo isso. Por isso, neste blog, queremos mostrar a você os principais benefícios obtidos ao comprar mais alimentos locais! Veja a seguir:

Algumas razões para ter um consumo consciente comprando produtos locais:

Produtos locais são mais frescos

As pessoas no geral sabem que alimentos produzidos por comunidades pequenas apresentam uma qualidade muito superior. Por isso, ter um consumo consciente também significa comprar alimentos bem mais frescos e bem mais gostosos do que aqueles que são transportados por muitos quilômetros (e por dias) até chegar ao mercado da sua cidade.

E acredite, você realmente consegue sentir a diferença, por exemplo, entre a alface que foi colhida ontem e outra que foi colhida semana passada! E para somar ainda mais a isso, saiba que os alimentos frescos duram mais!

Produtos locais apresentam um impacto ambiental menor

Não se esqueça que alimentos que vêm de outras localidades precisam ser transportados por muitos quilômetros. Então, até chegar a você, esses produtos contribuem para lançar à atmosfera uma quantidade preocupante de gás carbônico. Já que esse gás é gerado pelos caminhões — e por boa parte dos veículos.

Além disso, agricultores locais muitas vezes possuem práticas de cultivo sustentáveis. Que são importantíssimas para minimizar os impactos negativos à natureza que geralmente são tão comuns em grandes produções.

Produtos locais ajudam a preservar espaços verdes

Os produtores locais também podem contribuir para a conservação de áreas verdes. A agricultura demanda espaço e, no caso dos grandes produtores, é comum a ocorrência do desmatamento de florestas para se ter onde cultivar. Assim, as terras agrícolas pequenas ajudam a manter espaços verdes, dentro e fora da sua região.

Produtos locais promovem segurança alimentar

Depois que um alimento é colhido, ele precisa passar por muitas outras etapas até chegar à sua casa. Então, as chances de contaminação são altas e diversas. Ademais, não podemos esquecer do uso frequente de agrotóxicos na produção em massa. Os produtores locais, por outro lado, não utilizam fertilizantes químicos.

Quando sabemos de onde vem os alimentos que consumimos, e quem os cultiva, é sempre mais seguro!

O consumo consciente apoia a economia local

Outro ponto fundamental é que ter um consumo consciente e priorizar a compra de produtos locais, significa apoiar a economia da sua região! E um detalhe essencial disso é que o dinheiro que você paga pelo alimento chega em uma porcentagem maior ao produtor. Afinal, as etapas de deslocamento são bem menores.

As vantagens do consumo consciente são muitas, não concorda?

E já que estamos falando sobre rever hábitos, um consumo consciente diz respeito não só ao momento que vem antes da refeição, mas depois dela também! Por isso, convidamos você a conferir nosso blog sobre Alimentação e descarte de resíduos orgânicos: sendo consciente antes e depois da refeição!

Não deixe de se informar e fazer a sua parte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CNPJ: 07.045.139/0001-09

Copyright Terraform Kitchen© 2020.  Desenvolvido por WSI Consultores

Quer acompanhar nossas novidades ou receber cupons de descontos?