Combata o aquecimento global evitando o desperdício de alimento

desperdício de alimento

Você tem ideia do quanto de comida produzida no mundo acaba virando lixo? Um terço de tudo! Isso significa que o desperdício de alimento é de aproximadamente 1,3 bilhões de toneladas. Ou seja, vegetais, frutas, grãos, carnes, laticínios, dentre muitos outros alimentos que poderiam suprir a fome de milhões de pessoas, são jogados fora. Seja por estragarem ou se perderem durante sua distribuição. Ocorrendo, frequentemente, em restaurantes, supermercados, hotéis, escolas ou dentro de nossas próprias casas.

Agora você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com o aquecimento global. Lembre-se que o desperdício de alimentos não é uma questão apenas social! Trata-se também de uma preocupação que afeta, e muito, o meio ambiente.

Primeiramente, para produzir toda essa comida, são necessárias muita energia e água. E isso, durante todo o processo, isto é, desde cultivo, colheita, transporte e empacotamento. Mas além disso, quando essa comida é descartada inadequadamente e vai parar nos aterros sanitários, ela apodrece e gera gás metano. E esse gás, por sua vez, contribui para piorar ainda mais o problema, já grave, do efeito estufa.

Porém, além das medidas legais que devem se tornar mais rígidas, há também algumas ações que podem ser colocadas em prática pelo consumidor final: você.

Será que você não está jogando fora o que ainda pode ser consumido? As sobras de comida não poderiam ser reinventadas? O excesso não poderia ser doado? E mesmo os resíduos que parecem não poder mais ser aproveitados. Não seria a compostagem uma solução inteligente? O desperdício de alimento pode diminuir consideravelmente se todos nós dermos pequenos passos diariamente!

Veja a seguir algumas dicas para te ajudar a diminuir o desperdício de alimentos:

  • Comprar com inteligência: ao invés de ir ao mercado uma vez ao mês, que tal fazer compras com mais frequência? Dessa forma, você pode planejar com antecedência o que irá comer, por exemplo, durante uma semana. Evitando, assim, o desperdício de comida por comprar em excesso;
  • Não hesite em congelar: existem muitos benefícios em comer alimentos frescos. E eles também parecem mais saborosos. Mas não há mal algum em cozinhar e congelar alimentos — especialmente os vegetais — para evitar que estraguem e que tenham que ser jogados fora (e eles não deixam de ser nutritivos!);
  • Seja criativo com as sobras: não deixe de comer as sobras do almoço e do jantar. Mesmo que não queira repetir refeições de dias anteriores, você pode usar a criatividade e reutilizar esses alimentos para preparar muitos outros pratos saborosos. Confira nosso blog sobre como reinventar e não desperdiçar para algumas sugestões;
  • Transforme lixo orgânico em adubo: já ouviu falar da compostagem? Por meio dela você pode reutilizar os resíduos que seriam descartados para produzir um adubo natural super nutritivo e que faz super bem para as plantas! Você pode saber mais sobre o processo clicando aqui!

Então? Encontrou hábitos que podem ser corrigidos?

Você também pode saber mais a respeito dos problemas ocasionados pelo lixo conferindo outro de nossos blogs! É importante se manter informado e fazer nossa parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CNPJ: 07.045.139/0001-09

Copyright Terraform Kitchen© 2020.  Desenvolvido por WSI Consultores

Quer acompanhar nossas novidades ou receber cupons de descontos?