Impacto do lixo no meio ambiente: o problema também pode se tornar uma solução

impacto do lixo no meio ambiente

Não é de hoje que sabemos a respeito do impacto do lixo no meio ambiente. Mas será que temos real consciência sobre esse problema? Nós, humanos, geramos, diariamente, uma quantidade excessiva e preocupante de resíduos. A situação piora ainda mais por muitos desses resíduos não serem biodegradáveis ou por não serem reciclados. Isso significa que precisam ir para algum lugar, certo? E, de fato, o lixo enche mais e mais os nossos oceanos, assim como os aterros sanitários que em nada representam uma forma de descarte adequada.

Para termos uma ideia, um estudo realizado de 2017 apontou que, desde 1950, 8,7 bilhões de toneladas de plástico já foi produzida. E o que é pior: 60% dele virou lixo. Isto é, foi parar na natureza, nos aterros ou nos lixões.

E qual seria o impacto de todo esse lixo no meio ambiente? Além de estarmos perdendo recursos importantes, os resíduos gerados e mal descartados têm uma série de consequências desastrosas. Como o agravamento da crise climática, a destruição da vida selvagem e da natureza como um todo, além de prejudicar a saúde dos próprios seres humanos. Vejamos cada um desses tópicos a seguir:

Agravamento da crise climática

Com o agravamento da crise ambiental era de se esperar que o impacto do lixo no meio ambiente fosse encarado com seriedade. Porém, parece que a maneira como lidamos com os resíduos vêm se tornando, cada vez mais, descuidada. Ou seja, o lixo continua a ser enviado aos aterros, onde gera gás metano — um dos contribuintes para a deterioração da camada de ozônio. Sem falar do chorume, um líquido tóxico também produzido e que contamina o solo.

Além disso, a queima de lixo também persiste em vários lugares do mundo. Emitindo, com isso, níveis perigosos de dióxido de carbono, outro gás do efeito estufa. Para sermos mais precisos, pesquisadores calcularam que por volta de 40% do lixo do mundo é queimado. E isso, além de ser uma das principais fontes de poluição do ar, também representa um risco para a saúde das pessoas que vivem por perto.

A destruição da vida selvagem

Os ecossistemas como um todo sofrem por causa do lixo. No entanto, o problema dos resíduos é mais fortemente sentido pela vida marinha. A razão disso é que esses animais acabam consumindo os resíduos descartados no mar, sendo grande parte disso plástico. Mas a maioria não consegue digeri-lo, por não ter ácido suficiente no estômago e, devido a isso, morrem de fome.

Imagine a proporção que isso toma uma vez que o plástico leva até 100 anos para desaparecer!

Todo e qualquer resíduo descartado, plástico ou não, não some de uma hora para a outra. Antes disso, o lixo tem anos e anos para causar impactos negativos no meio ambiente e aos animais que nele vivem!

Prejuízos à saúde pública

É ingênuo pensar que o impacto do lixo no meio ambiente não representa, também, um impacto negativo para a vida dos seres humanos! A falta de recursos pode não ser uma consequência que percebamos imediatamente.

Mas quanto maior for a emissão de gases poluentes (e neste blog só falamos dos gases emitidos pelo lixo), maior será a temperatura do planeta. Maior será o nível dos mares. Maiores serão os problemas de saúde, como asma, defeitos congênitos, doenças cardiovasculares, câncer, doenças infecciosas, etc. Além, é claro, das bactérias, insetos e vermes que vêm junto com o lixo.

Impacto do lixo no meio ambiente e a sustentabilidade

Já vimos o quanto o impacto do lixo no meio ambiente é estrondoso. Mas será que existe uma forma desses resíduos não representarem apenas problema e destruição?

A resposta para isso continua a ser “sustentabilidade”. Você sabe o que é viver de maneira sustentável? É pôr em prática soluções que permitam suprirmos nossas necessidades atuais, sem, no entanto, impossibilitar que as gerações futuras também possam fazer o mesmo.

O que estamos tentando dizer com isso é que os recursos disponibilizados pela natureza não são infinitos. E, infelizmente, estamos consumindo mais do que conseguimos repor. Então, primeiro de tudo, precisamos reduzir o consumo. Consumimos demais e não precisamos de boa parte do que compramos.

Mas o que podemos fazer não para por aí, porque o lixo não é só um problema. Se o reutilizarmos e reciclarmos, ele se transforma também em uma importante solução!

Como diminuir o impacto do lixo no meio ambiente?

Reciclagem e compostagem são algumas formas de melhor lidar com o lixo produzido. Tanto uma, como outra, diminuem a necessidade de se extrair recursos da natureza. Transformam o lixo em itens úteis, fazendo com que deixem de gerar gases tóxicos quando queimados ou enviados para aterros. Além de, claro, pouparem os oceanos de resíduos tão prejudiciais à vida marinha.

E o que é melhor: são ações que você mesmo pode fazer na sua casa!

A reciclagem é a prova de que nem todo lixo é lixo. Há muitas coisas que você pode fazer ao invés de simplesmente descartar produtos que não parecem servir mais para você. A internet está cheia de possibilidades para criar móveis, itens de decoração, vasos, etc. Você também pode realizar doações. Ou simplesmente separar o lixo da sua casa para que ele seja enviado aos centros de reciclagem!

A compostagem, por sua vez, é uma ótima maneira de se reaproveitar o lixo orgânico! Dessa forma, os alimentos não são mais desperdiçados e, tampouco, acabam sendo enviados para os aterros sanitários. E sabe o que você consegue gerar por meio da compostagem? Adubo! E um dos melhores! Para quem cria plantas é uma ótima forma de mantê-las super nutridas e saudáveis. E para quem não cria, é uma ótima oportunidade para começar!

Para saber mais sobre esse processo, clique aqui!

Se você leu este blog até aqui, isso significa que está preocupado e está tentando fazer algo a respeito do impacto do lixo no meio ambiente. E esperamos que a leitura tenha te ajudado nisso! É preciso repensar nossos hábitos e fazer o máximo possível enquanto ainda há tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CNPJ: 07.045.139/0001-09

Copyright Terraform Kitchen© 2020.  Desenvolvido por WSI Consultores

Quer acompanhar nossas novidades ou receber cupons de descontos?