5 hábitos saudáveis para adotar e começar a fazer a diferença

hábitos sustentáveis

Adotar hábitos sustentáveis na sua vida pode começar com medidas simples, mas cada mudança significa muito. Por isso, reunimos 5 sugestões de como você poder transformar pouco a pouco a sua rotina. As mudanças não precisam ser radicais, o segredo é se adaptar aos poucos. Quando perceber, o seu dia a dia estará muito mais verde!

Então confira nossas dicas a seguir!

1. Reutilize ao invés de descartar

Quanto mais compramos, mais recursos são retirados da natureza e mais lixo é gerado. Mas o meio ambiente não consegue lidar, sozinho, com esse ritmo de consumo exacerbado. A poluição e o esgotamento de recursos são as principais consequências disso. Por isso, um dos hábitos sustentáveis que devem ser colocados em prática é cuidar mais dos produtos que compramos. Jogar fora o que você acha que não tem mais serventia e repor com uma nova compra, não é a melhor solução.

Consertar ou reinventar itens que seriam descartados, resulta em enviar menos lixo aos aterros sanitários — onde ele não causa nada além de mais poluição.

Mas reutilizar é apenas um dos Rs da sustentabilidade. Caso queira conhecer os demais, acesse nosso blog Reduzir, reutilizar e reciclar: pratique os 3 Rs e tenha um consumo consciente!

2. Recicle seus próprios resíduos orgânicos

Você já deve ter ouvido falar de como é possível transformar lixo orgânico em adubo. Mas já pensou em fazer isso na sua casa? Esse é um hábito sustentável importantíssimo e que precisa se tornar mais comum. Porque, infelizmente, os alimentos descartados indevidamente poluem tanto quanto o lixo inorgânico. Nos aterros, esses resíduos apodrecem e emitem gás metano — que contribui para o efeito estufa. Sem falar do chorume — líquido tóxico — que também é gerado nesse processo.

Antigamente era comum que se dissesse que colocar a compostagem em prática não seria possível por ser um processo demorado e trabalhoso. Além disso, não são todas as pessoas que possuem jardim. Então que uso gerar adubo teria para a vida delas, certo?

Contudo, mesmo os apartamentos pequenos podem ter vasos de plantas — e isso traz uma energia muito boa para qualquer ambiente. E quanto à demora do processo, hoje existem muitas alternativas para colocar a compostagem em prática. Então todo mundo pode encontrar a melhor solução para não deixar esse hábito sustentável de lado!

Um exemplo é a Terraform Kitchen, uma recicladora que transforma lixo orgânico em adubo em apenas algumas horas — de 4 a 12 horas! Além de ser pequena e não ocupar muito espaço, a Terraform Kitchen também é super fácil de usar e faz um adubo da melhor qualidade! É o acréscimo perfeito para trazer praticidade para sua vida mesmo com essa mudança importante.

Compre uma Terraform Kitchen com a gente! É só clicar aqui! Não perca a oportunidade! 

3. Economize água e energia

Economizar energia e água são dois hábitos sustentáveis conhecidos por todos. Afinal, muito já se falou do quanto é necessário poupar esses dois recursos. A água não é ilimitada, como muitos pensam. E a energia, para ser gerada, causa danos à natureza — assim como o tratamento da água.

Então aproveite a luz do sol ao máximo. Se ainda utiliza lâmpadas tradicionais, troque-as pelas de LED que duram por muito mais tempo e demandam uma quantidade muito menor de energia para funcionar. Também evite tomar banhos longos. Não utilize mangueira. Não deixe a torneira aberta quando a água não é necessária.

Esses são apenas alguns exemplos, mas são mudanças simples e que fazem toda a diferença! E ainda resultam em economia nas contas de água e de luz. Só existem vantagens.

4. Substitua produtos descartáveis ​​pelos reutilizáveis

Cada item jogado fora e que usamos por tão pouco tempo demora anos para se decompor. Por vezes décadas ou milênios. E já sabemos, mesmo que um pouco, o quanto o lixo é um problema grave. E que não temos recursos infinitos para utilizarmos sem nenhum controle.

Então o melhor é adotar, sempre que possível, o uso de itens que podem ser reutilizados! Copos, talheres, pratos, garrafas e sacolas de compra são apenas alguns exemplos de objetos que são usados uma vez e depois jogados fora. Mas que podem, perfeitamente, ser trocados por produtos de materiais reutilizáveis.

Não dá nem para imaginar o quanto de lixo deixaria de ser produzido se todos adotassem esse hábito sustentável!

5. Evite o uso de transporte individual

Cada veículo em funcionamento nas ruas significa mais gás carbônico sendo despejado na atmosfera. Em 2016, o Brasil contava com 50.530.969 milhões de automóveis. E isso há 4 anos. O número é, sem dúvida, bem maior atualmente. Então, a poluição gerada por esses veículos só aumenta com o passar do tempo — à medida que combater o aquecimento global se torna algo cada vez mais urgente. Por isso, tente pegar carona ou dar carona. Caminhe quando a distância não for tão grande. Utilize o transporte público, ou até mesmo invista em uma bicicleta. Toda opção é válida!

E então? Quais desses hábitos sustentáveis já fazem parte da sua vida? Se você leu este blog até aqui, isso já foi um primeiro passo enorme. Por isso, não deixe de rever seus hábitos. Lembre-se que mudanças radicais não são necessárias. O tempo leva ao aperfeiçoamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *