5 maneiras de praticar a sustentabilidade dentro da sua casa

sustentabilidade

A sustentabilidade é um assunto há muito tempo falado e, atualmente, está cada vez mais presente a sua importância. Por isso é importante que procuremos fazer o possível, desde as pequenas coisas para fazermos a diferença. E para começar, nós preparamos este blog para dar algumas ideias de como a sustentabilidade pode estar inserida na sua vida dentro do seu lar. Confira com a gente:

1. Faça uso de lâmpadas energeticamente eficientes

Adotar lâmpadas que fazem uso da energia de um modo mais inteligente é uma medida simples e que você, rapidamente, nota a diferença. Porque, além de ser um modo fácil e eficiente de aderir à sustentabilidade, você também vê os resultados refletidos na sua conta de luz de cada mês!

2. A sustentabilidade também está no que comemos

Você sabe o que acontece até que os alimentos dos supermercados cheguem até suas prateleiras? Infelizmente a produção de grande parte dos alimentos consumidos por boa parte da população é um dos principais responsáveis pela perda de nossa biodiversidade.

A razão para isso é que a criação de animais demanda muito espaço, tanto no que diz respeito ao pasto, quanto no que se refere à produção de ração para alimentar os animais. A perda de área florestal decorrente disso é preocupante, mas isso não é tudo, já que o próprio gado também emite gases de efeito estufa, de modo a contribuir com aproximadamente um quarto de suas emissões!

Sendo assim, a natureza vem perdendo diariamente para que possamos consumir alimentos de origem animal (carne, laticínios, etc.), que são a base da dieta de muitos. Por isso que adotar uma dieta vegetariana ou um modo de viver vegano é tão importante para a sustentabilidade do planeta.

Mas nós sabemos que não são todas as pessoas que conseguem mudar algo tão difícil. Se esse é o seu caso, tente ao menos reduzir os consumo desses alimentos. Tire um ou dois dias da semana para tentar pratos novos e de origem consciente! Quem sabe você não se acostuma pouco a pouco e a dieta vegana entra de vez para a sua vida?!

3. O quanto você compra e de quem você compra?

Consumir menos sempre foi uma das principais regras para quem quer adotar a sustentabilidade para a vida. Afinal, tudo o que consumimos também consome recursos da natureza e, infelizmente, muito ainda volta para o meio ambiente em forma de poluição.

No entanto, outro ponto importante é que também devemos prestar atenção no fabricante dos produtos que consumimos. Existem empresas que, durante a fabricação de seus produtos, se preocupam em causar o menor dano possível ao planeta. Então é fundamental pesquisar e ficar de olho em quem está fazendo a sua parte antes de comprar!

E uma dica muito importante para praticar a sustentabilidade na sua casa: produtores locais são sempre a melhor opção! Além de terem uma qualidade melhor, respeitam a natureza. Porque querendo ou não, as grandes plantações também acabam sendo um problema!

4. Recicle sempre

Depois que você se desfaz de um item que não quer mais, para onde ele vai? Os recursos disponibilizados pela natureza não são inesgotáveis e, cada vez mais, consumimos itens que em pouco tempo já não nos interessa mais.

A reciclagem é outro passo essencial para colocar a sustentabilidade em prática. Nós reaproveitamos o que seria descartado e contribuímos para o não esgotamento dos recursos. Existem diversas maneiras de fazer isso. A primeira é usar a sua criatividade para inovar dentro da sua casa. Ideias não faltam! Dê uma rápida pesquisada na internet que você vai se surpreender!

Outra forma bem simples é separar o seu lixo! Não deixe de fazer isso. A maioria das cidades contam com um sistema de coleta. Sendo uma ação que não vai custar muito do seu tempo.

5. Já ouviu falar da compostagem?

O lixo inorgânico não é o único que pode ser reaproveitado! O desperdício de comida é outro problema sério que enfrentamos e, para piorar, o descarte inadequado de restos de alimento continua a ser uma prática constante. Sabia que o lixo orgânico também polui? Sua decomposição também emite gases de efeito estufa, além de produzir o chorume que pode ser bastante tóxico.

Por isso, é sempre importante tentar reaproveitar as sobras dos dias anteriores. E você pode fazer isso de uma forma criativa, com receitas novas e saborosas. A compostagem é também uma ótima ideia, já que com ela podemos transformar em adubo o lixo que não podemos reaproveitar de outra maneira!

Quer saber mais sobre como praticar a sustentabilidade ao fazer um adubo orgânico de qualidade dentro da sua própria casa? Te convidamos para conferir outro de nossos blogs sobre isso! Basta clicar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CNPJ: 07.045.139/0001-09

Copyright Terraform Kitchen© 2020.  Desenvolvido por WSI Consultores

Quer acompanhar nossas novidades ou receber cupons de descontos?