Terraform Kitchen x Composteira: quais as diferenças?

Terraform kitchen

Existem diversas maneiras para se realizar a compostagem. Conheça duas delas com a gente: a Composteira e a Terraform Kitchen!

Você já ouviu falar da compostagem? De forma simples, trata-se de um processo biológico em que o lixo orgânico é transformado em um adubo super nutritivo que pode ser usado em jardins e hortas. A compostagem é importante porque quando a matéria orgânica é gerenciada de forma inadequada, ela pode ser enviada a aterros, onde acaba produzindo gás metano, que é bastante prejudicial à natureza. E, para evitar isso, podemos fazer um uso melhor desse lixo, ao invés de simplesmente descartá-lo.

Tendo isso em mente, nós preparamos este blog para mostrar para você duas maneiras pelas quais você pode realizar a compostagem. Da forma mais tradicional, ou seja, com a Composteira, ou também com a Terraform Kitchen, nossa recicladora especial, dedicada especialmente à produção facilitada de adubo. Confira com a gente:

Como funciona uma Composteira tradicional?

As composteiras de uso mais comum são compostas, basicamente, por 3 caixas empilhadas e por minhocas californianas que ficam responsáveis por grande parte da decomposição da matéria orgânica colocada na composteira.

As duas caixas superiores são destinadas para o armazenamento do lixo orgânico. Elas possuem furos para que as minhocas possam transitar entre elas durante a decomposição dos resíduos. Além disso, esse furos também servem para que o chorume produzido durante o processo não acumule e possa ser transferido para o último recipiente.

O uso das minhocas – em especial as californianas que tornam a produção de adubo mais rápida – tem como objetivo fazer um adubo mais nutritivo. Mas o seu uso não é obrigatório, já que as próprias bactérias presentes na matéria orgânica podem, por si só, realizar a decomposição naturalmente.

Assim, para a composteira produzir o adubo, basta colocar o lixo orgânico nos recipientes. Primeiro você usará a caixa número 1. No momento em que ela já estiver cheia, basta trocá-la pela número 2. Ela estará vazia, então você poderá continuar a depositar o material produzido na sua casa diariamente.

Passados de 1 a 2 meses, os resíduos que foram colocados na primeira caixa – a mesma caixa que muito provavelmente foi trocada de lugar com a segunda caixa por já estar cheia – já apresentará um material em bom estado para ser usado como adubo. O chorume produzido e que está no último recipiente, também pode ser aplicado para a adubagem de plantas.

De que forma a Terraform Kitchen é diferente?

A Terraform Kitchen é uma recicladora desenvolvida para transformar lixo orgânico em adubo de uma maneira prática e sem ocupar muito espaço. O equipamento leva de 4 a 12 horas para realizar o processo, sem o uso de substâncias químicas ou minhocas, e o resultado é um adubo super nutritivo e de alta qualidade.

O processo de compostagem feito pela Terraform Kitchen acontece através do controle que a máquina exerce sobre a temperatura, a umidade, bem como com a aeração do próprio composto colocado no equipamento. Ou seja, com as bactérias naturais das quais já falamos. Bem simples, certo?

Agora vejamos a seguir quais resíduos podem ser colocados tanto na Composteira como na Terraform Kitchen:

Que tipo de lixo orgânico pode ser colocado na Composteira e na Terraform Kitchen?

O que pode ser colocado na Composteira para a produção de adubo:

  • Restos de alimentos, como talos, frutas, cascas de legumes e verduras, etc.;
  • Alimentos frescos;
  • Fezes de animais ruminantes, como o boi ou o cavalo, ou seja, esterco;
  • Alimentos cozidos ou assados, mas apenas em quantidade pequena;
  • Serragem de madeira;
  • Folhas secas.

O que não pode ser colocado na Composteira:

  • Bitucas de cigarro;
  • Serragem de madeira tratada;
  • Fezes de animais domésticos;
  • Plantas doentes;
  • Lixo sanitário;
  • Frutas cítricas;
  • Derivados de leite e trigo;
  • Carnes;
  • Arroz;
  • Gordura.

Agora, quando se trata da Terraform Kitchen, os resíduos que não podem ser colocados são basicamente aqueles não orgânicos. Vejamos a seguir para que fique mais claro:

  • Pode colocar à vontade: verduras, legumes, vegetais, carnes, alimentos cozidos, alimentos processados, grãos e cascas;
  • Com moderação: frutas inteiras, tapioca, guardanapo, caroços e ossos de galinha;
  • Não colocar: ossos bovinos e suínos, metal, vidro, pedra, plástico, papelão e chocolate.

Essas são as principais diferenças entre a Composteira e a Terraform Kitchen. Mas se estiver interessado em saber um pouco mais sobre nossa recicladora, convidamos você a acessar nosso blog dedicado a ela. Basta clicar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CNPJ: 07.045.139/0001-09

Copyright Terraform Kitchen© 2020.  Desenvolvido por WSI Consultores

Quer acompanhar nossas novidades ou receber cupons de descontos?