Saiba como o lixo orgânico pode ajudar no seu jardim

lixo orgânico

Sabe as sobras de comida que você acaba jogando fora? Esses resíduos são mais do que apenas resíduos. O lixo orgânico pode se transformar no melhor adubo para o seu jardim, ajudando, com isso, a enriquecer o solo, assim como as suas plantas!

O seu jardim não precisa depender de fertilizantes químicos ou pesticidas para que cresça ou para que fique protegido. Afinal, no fundo, esses produtos não são tão bons assim — seja para o solo, para as plantas ou mesmo para você. A jardinagem que utiliza adubo orgânico é verdadeiramente natural e faz toda a diferença!

O adubo feito de lixo orgânico:

  • Melhora a estrutura do solo e o mantém em boas condições;
  • Dependendo dos resíduos utilizados, pode fazer as plantas crescerem mais bonitas ou com raízes mais fortes, por exemplo (visite este blog para saber sobre as propriedades de cada tipo de adubo!);
  • Não oferece riscos à saúde, tanto durante a ingestão do alimento quanto durante o manuseio das plantas e do adubo — o que é especialmente importante se você tem crianças ou animais de estimação por perto.

Mas existem vantagens ainda maiores. Confira mais a seguir:

Transformar lixo orgânico em adubo é uma atitude mais sustentável do que você poderia imaginar!

Muitas pessoas optam pelo adubo orgânico por ele ser muito mais rico em nutrientes, e por ser, claro, muito melhor para a saúde das plantas. Mas essa prática resulta em mais do que apenas uma jardinagem eficiente. Ela também pode ajudar a salvar o planeta! Isso mesmo: ao reaproveitar o lixo orgânico da sua cozinha, você faz um bem imenso à natureza!

Descartar os resíduos de alimentos da sua casa, muitas vezes significa descartá-los incorretamente — ainda que você não tenha consciência disso. Afinal, muito desse lixo é enviado a aterros sanitários, onde geram gás metano e chorume! O primeiro é um dos gases que contribui para o efeito estufa. O segundo contamina o solo e as águas subterrâneas. É um problema grave, principalmente por causa da quantidade de comida que é desperdiçada.

Por isso, quando você opta por fazer o próprio adubo com o seu lixo orgânico, muito metano e muito chorume deixa de ser produzido!

Como produzir adubo em casa?

Algumas pessoas pontuam que a produção de adubo orgânico é demorada e exige muito esforço. Mas o adubo pode ser feito de diversas maneiras. Todo mundo pode encontrar a opção que melhor se encaixa à rotina da sua vida.

Se você quer saber sobre duas maneiras diferentes para transforma seu lixo orgânico, basta visitar nosso blog sobre o assunto. Não deixe de conferir. Traga mais verde para a sua vida e para o planeta também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *